FASE 2

Cópia de selos_02.png
PROPOR

A segunda fase do projeto contou com propostas de refinamento das pesquisas para que as atividades de prototipação, fase 3,  sejam ainda mais assertivas.

 

Nesta etapa foi possível melhorar dados, desenvolver novas descobertas, gerar soluções e a principal entrega: Chamada de Soluções. Selecionamos as startups que melhor iriam servir ao projeto e  assim iniciamos a FASE 2 para que pudéssemos nos aproximar cada vez mais do nosso objetivo final: tornar Telêmaco Borba 100% Circular!

 

 

Conheça um pouco mais sobre a nossa FASE 2:

Pesquisa Rede invisível

Sabendo que nem toda embalagem é enterrada e uma parcela dela chega até a reciclagem, queríamos descobrir os responsáveis por esta circularidade.

Tomamos consciência de uma rede invisível protagonizada pelos catadores autônomos, aqueles que garantem frontalmente a reciclagem desses materiais.  Para chegar a esta conclusão, criamos uma pesquisa com uma estimativa da quantidade de materiais que circularam graças aos catadores.

 

Levantamos os seguintes dados:

800.000 catadores autônomos

43.000 trabalhadores de cooperativas

1.818 trabalhadores de cooperativas de triagem

6,83 Milhões de toneladas por ano são recicladas

85% são feitas por catadores autônomos e 15% cooperativas.

Os catadores autônomos são os maiores responsáveis pela reciclagem de materiais.

Análise Gravimétrica

Se os catadores autônomos são os maiores responsáveis pela circularidade, queríamos saber o que mais precisava ser feito para que as embalagens não fossem enterradas.

Para isso reunimos uma equipe de 15 pessoas junto às cooperativas de triagem durante uma semana, descarregamos um caminhão de lixo e realizamos o raio x! 

 

Queríamos compreender 4 dimensões:

  • materiais

  • tipos de materiais

  • tipos de embalagens 

  • marcas dos resíduos recicláveis.

Poder acessar diretamente as embalagens que estão sendo enterradas otimizaram nossas propostas de ecodesign além de ter ajudado a entender quais

marcas podem desempenhar um papel fundamental no projeto.

Assim, com a Análise Gravimétrica sentimos que chegamos

cada vez mais perto da nossa meta:

tornar Telêmaco Borba uma cidade circular!

Grandes Geradores

São grandes geradores:

Proprietários de localidades geradoras de resíduos sólidos com volume superior a 200 (duzentos) litros diários

Condomínios e edifícios não residenciais com soma de resíduos sólidos com volume diário igual ou superior a 1.000 (mil) litros;

Condomínios e edifícios residenciais com soma de resíduos sólidos com volume diário igual ou superior a 1.000 (mil) litros;

Mapeados os grandes geradores chegaremos até a estimativa da quantidade de materiais recicláveis de embalagens produzidas por tais localidades e assim teríamos a compreensão dos seus destinos

e modos de descarte.

Mapas de Soluções
e PITCH DAY!

Das 100 startups inscritas, pré-selecionamos 16 para prototipar soluções para Telêmaco Borba. Nos reunimos para um pitch day onde apresentamos o TC100 e ajudamos o seus pitchs! 

Após o pitch day realizamos uma entrevista com cada startup onde verificamos e quantificamos a entrada de cada uma delas no projeto.

 

Ao fim, temos 12 startups selecionadas para prototipar soluções para TB na FASE 3!

Cópia de selos_02.png