top of page

FASE 1

Cópia de selos_02.png
DESCOBRIR

Ao definir a cidade de Telêmaco Borba como o primeiro Território Circular 100% em parceria com a Klabin, iniciamos o processo de descoberta. Para isso, desenvolvemos o diagnóstico territorial e identificamos os principais problemas existentes relacionados aos resíduos de embalagens.

Conheça algumas partes que compõem esta etapa:

Cópia de selos_02.png
WORKSHOPS

Realizamos um workshop online em dezembro de 2020, no qual a ferramenta “Teoria da Mudança” foi aplicada em grupo para construção das árvores de problemas e soluções. Esse rico diálogo contribuiu para um melhor entendimento sobre os desafios e potencialidades para a circularidade de embalagens em Telêmaco Borba e região.

Potencial Circular

Realizamos um segundo workshop para compartilhar algumas das descobertas obtidas no levantamento de dados e diagnóstico do território. Olhando para as diferentes etapas do Life Cycle Thinking (Pensamento de Ciclo de Vida), capturamos de modo colaborativo mais de 70 ideias que ajudaram a definir o caminho para a Fase  2 do TC100.

Tendências Circulares
e Caminhos

Panorama geral e municipal das embalagens

Fizemos um levantamento rigoroso de dados disponíveis sobre coleta, triagem, comercialização e reciclagem de resíduos sólidos no Brasil e em Telêmaco Borba, com o objetivo de contextualizar questões relacionadas a circularidade das cadeias, infra-estruturas e políticas públicas. Também realizamos entrevistas e pesquisas com organizações do serviço público e privado, que junto às informações levantadas possibilitaram o primeiro diagnóstico sobre o potencial de circularidade no município.

Cadeias de embalagens

Desenhamos o fluxo logístico das cadeias dos vários materiais de embalagens (plástico, papel, metal e vidro), o que permitiu a identificação dos atores e partes interessadas em cada material pós-consumo, bem como da indústria participante antes e após o consumo dos produtos.

Diagnóstico dos problemas levantados
no território

Elencamos os principais problemas no território e os agrupamos por elos do ciclo de vida dos produtos. Gerar dados e mensurar a efetividade das ações propostas ao longo de um período nos permitiu analisar o cenário de Telêmaco Borba.

Cópia de selos_02.png
bottom of page